Blogueiro: Proteja o seu usuário – dephorm plugin para wordpress

Em um momento onde algumas empresas ainda não sabem ao certo como trabalhar com dados pessoais dos usuários (por falta de informação, negligência ou simples interesse econômico nessa “desinformação”), em especial em tempos de internet e enquanto um marco regulatório sobre o assunto ainda não é estabelecido, algumas empresas, como a Oi, resolveram estabelecer parcerias com algumas empresas que possuem uma atividade (na verdade, o problema da empresa é muito mais o modus dela operandi do que a atividade em sí) um tanto quanto duvidosa.

Uma dessas empresas e que produz(iu) celeumas em todo o mundo onde passou é a Phorm.

Em resumo, a empresa possui um produto que, em conjunto com Provedores de Acesso a Internet, em especial nos Estados Unidos e na Inglaterra, faz uma espécie de monitoramento dos habitos de navegação do usuário para prover propaganda relevante aos usuários. Como esses dados são coletados sem o consentimento do usuário que está navegando na internet e até mesmo se o consentimento existisse, violaria expressamente algumas leis em diversos países sobre privacidade. No Brasil, a empresa já está sendo questionada perante ao CADE depois que a Oi firmou parceria com a Phorm.

Algumas ferramentas estão disponíveis para quem quer tentar ajudar nessa luta a favor da privacidade. Para o blogueiros que usam wordpress, existe o plugin chamado wp-dephorm. Em síntese, o plugin funciona como uma barreira para a coleta de dados em seu blog, baseado no wordpress, do produto da Phorm, o Navegador/Webwise.

O plugin pode ser encontrado na página de plugins do wordpress ou no seguinte link: http://dev.squarecows.com/projects/wp-dephorm/

Você pode verificar a existência desse plugin no rodapé do blog, na seguinte imagem:

Imagem do plugin dephorm

"Você está protegido por wp-dephorm"

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 0 (from 0 votes)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About Drago

Bruno Salvatore Drago é advogado e trabalha com Direito Eletrônico. Especialista Lato Sensu em Direito Aplicado às novas tecnologias na Escola Superior de Advocacia de São Paulo. Especialista em Planejamento Estratégico Ambiental (Instituto Formambiente/Itália).